Instituto Pensar - Ceará: Sebrae discute tendências para o comércio e serviços

Ceará: Sebrae discute tendências para o comércio e serviços

por: Mônica Oliveira


O Ceará se destaca nacionalmente pela riqueza cultural, e o Sebrae-CE quer estimular ainda mais os pequenos negócios no estado (Imagem: divulgação/Freepik)

As tendências para o comércio e serviços, tão afetados durante a pandemia, serão discutidas pelo programa Diálogos Terciários, promovido pelo Sebrae do Ceará. A iniciativa, que acontece quinzenalmente, tem a próxima edição agendada para o 16 de setembro, por meio de transmissão pelo canal do Youtube da unidade cearense.

O estado do Ceará se destaca nacionalmente no campo da economia criativa por sua riqueza cultural. No estado, há cerca de 526 mil pequenos negócios formalizados, sendo 84% deles dos setores de comércio e serviços.

Leia também: Seminário virtual debaterá audiovisual como negócio

Alinhada a tais potencialidades, essa edição do Diálogos Terciários terá como tema "Do fluxo presencial ao virtual: alcances e limites do comércio de rua em tempo de Covid-19".

Para expor o assunto, foram convidados o arquiteto Fernando Garrefa e a diretora do Observatório de Fortaleza Cláudia Leitão. O painel terá moderação do Superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo Filho.

"As atividades comerciais enfrentam inúmeras dificuldades de adaptação à realidade online, ao mundo www. Portanto, carecem se reinventar para garantir a adaptação a essa realidade e assim sobreviverem. Tais questões, dentre outras, serão o centro dos Diálogos Terciários?, explica Régis Dias, articulador da unidade de cultura empreendedora do Sebrae-CE.

Eventos até dezembro

Além de reflexões sobre o cenário atual, o programa pretende abordar nas próximas edições temas como a origem do comércio, o significado da palavra negócio e o surgimento das feiras. Régis Dias conta que a ação tem eventos marcados até dezembro deste ano, com diversos temas de interesse do setor.

"O próximo programa vai mostrar tendências dos ecossistemas, abordar o crescimento do setor terciário , que começa a ser visto a partir da economia criativa, e trazer temas interessantes que estão no cotidiano dos empreendedores, mas nunca foram abordados?, explica Dias.

Diálogos Terciários

O programa Diálogos Terciários é promovido como parte das ações da Experience-Escola do Conhecimento Sebrae, que oferece cursos livres, workshops e cursos organizados em jornadas ou trilhas de aprendizagem. "Entres elas, estão as competências pessoais, focadas em atitudes, as chamadas soft skills, e as competências relacionais, que contribuem para o melhor clima de trabalho , potencializam as características da equipe e harmonizam as relações corporativas?, detalha Régis Dias.

Para mais informações, acesse aqui.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: